Total de Vizualizações

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fiorino Ristorante - Comida Italiana - Tijuca

Quem vê não acredita. Em plena Tijuca, na Rua Heitor Beltrão, é possível encontrar um restaurante que mais parece pertencer ao bairro do Leblon/Ipanema. Sou tijucano e bem orgulhoso. Para eu estar falando isso...

Foto retirada do site www.ristorantefiorino.com.br
Fiorino Ristorante, como é chamado, é membro da Accademia Gastronomica Italiana, sediada em Bologna (capital da Emilia-Romagna) e da Accademia Italiana della Cucina. O estabelecimento aproveitou uma casa à moda antiga e a transformou em um restaurante de altíssimo nível em todos os aspectos. Este é um restaurante espaçoso de dois andares, muito bem decorado, com um cardápio variado, com grande qualidade, de dar inveja a muitos restaurantes grã-finos da zona sul e como principal, para nós trogloditas, muito bem servido. O preço eu vou soltando de acordo com o prato.

 
Antes de entrar em detalhes, gostaria de frisar que este não é um restaurante de dia-a-dia. Ótima escolha para uma ocasião especial. Tendo dito isso, começaremos pela entrada...

O cardápio oferece uma variedade de entradas que vão de bruschettas a carpaccio ao tradicional couvert (individual). Nele, uma seleção de três tipos de pães feitos pela casa é acompanhada com algumas pastas como patê de foie gras, a tradicional manteiga e outras. O preço desta simples entrada é aproximadamente R$9,00.

Cuidado...A hora de escolher o prato principal pode trazer muita dúvida e certa dor de cabeça, devida a considerável variedade, mas saibam que qualquer que seja sua escolha, certamente será ótima. Os pratos se dividem entre saladas, massas e risotos, carnes vermelhas e brancas, frutos do mar e pizzas (feitas no forno a lenha!). Como sou um amante de carne vermelha, não tive dúvida. Não vou entrar em detalhes quanto aos pratos, mas garanto que aqui tem gosto pra tudo. Pessoalmente, pedi medalhões de filé mignon como molho de funghi seco acompanhado de tagliolini na manteiga (uma massa característica da Bologna). Fui visitar o restaurante, pois recebi muitos feedbacks positivos inclusive quanto a quantidade dos pratos e mesmo assim me surpreendi. A quantidade é digna de um verdadeiro troglodita. Não da pra sair com fome de lá (pelo menos não com o prato que eu pedi). Os medalhões vieram perfeitamente grelhados com bastante molho de funghi seco (pedi molho extra). Agora a massa foi de outro mundo! Também em ótima quantidade, a massa veio na textura perfeita. Aconselho que ao pedir seu prato principal, considere a parte de massas com mais carinho. Eu deveria ter feito o mesmo. Os pratos não costumam passar de R$45,00, o que é muito barato para um restaurante deste nível.

Na parte das sobremesas, não pude me aventurar. Como disse, após o prato principal, não cabia mais nada. Também não sou grande fã de sobremesas. Fico devendo essa.

Como todo bom restaurante italiano, a carta de vinhos é bem variada e com vinhos excelentes. Obviamente, isso vai trazer o valor da conta lá pra cima, mas quem pode, pode. Não é o meu caso. A casa também oferece meia garrafa de dois vinhos específicos.

Bom, no fim de tudo, só tenho elogios a fazer a esse extraordinário restaurante. Do momento que entrei, ao momento que sai chovendo e com um funcionário segurando um guarda chuva pra mim, tudo foi ótimo. O atendimento foi excelente! Os pedidos não demoraram, os garçons foram muito atenciosos e a conta veio bem rápida. O estabelecimento ainda tem um "sisteminha" de taxistas conhecidos da casa que sempre passam por lá para prestar serviço aos clientes que estão saindo. A conta final, para duas pessoas, foi aproximadamente de R$ 120,00.Não perca esta experiência. Recomedadíssimo!

4 comentários:

  1. uhmmmmm! Vim conhecer seu blog e acho que vim no dia certo! Dei logo de cara com o post de um resaurante que eu ja frequentei muitooooooo.
    Quando eu era mais nova o Fiorino era o restaurante dos aniversários na minha família... todo mundo queria ir comer o filé a parmegiana de lá! Concordo em gênero número e grau com suas opiniões. Só vou acrescentar uma coisa: o Gelatto de lá é uma DELICIA!!!! Experimente ;))
    beijoss Livia Miceli

    ResponderExcluir
  2. É verdade, o Fiorino é simplesmente fantástico!!!
    Quando fui pela primeira vez não acreditei que havia um restaurante desse nível na tijuca, e como o troglodita, sou nascido e criado na tijuca, com muito orgulho.
    Desde a entrada, passando pelo prato principal, até a sobremesa, todos apresentam um toque especial que com certeza farão sua noite ser perfeita.
    Realmente um restaurante de primeira! Recomendadíssimo!!!!
    Corrijam-me se estiver errado, mas quando fui ao Fiorino o pagamento só podia ser feito em dinheiro, não sei se permanece assim. Mas isso, com certeza não é nenhum empecilho.
    Rodrigo Di Palma

    ResponderExcluir
  3. Ótimo adendo. O pagamento tem que ser feito em dinheiro!

    ResponderExcluir